Total de visualizações de página

quarta-feira, 3 de outubro de 2018

VITÓRIA CRISTÃ EM ROMA - VI

COMO O CRISTIANISMO TRIUNFOU EM ROMA – VI

Os planos de Constâncio eram, segundo Lissner5, fazer seu filho Constantino ser querido por suas tropas, garantindo-lhe apoio militar no futuro. E ele conseguiu.

Quando Constâncio morreu, em 306, o exército romano na Britânia proclamou Constantino Imperador. Galério Augustus, porém, fez de Severo seu Co-Imperador, nomeando-o Augustus. E nomeou Constantino como César, ou seja, colocando-o na segunda linha.

Constantino aceitou o posto inferior, mas isso não livrou o império das tempestades que se anunciavam, pois logo um personagem que parecia esquecido, ergueu-se novamente em busca do poder.

O ex Augustus, Maximiniano, que governara junto com Diocleciano, desejava voltar ao poder e, ao mesmo tempo, garantir o futuro de seu filho Maxêncio (ou Magêncio).

Este conseguiu apoio junto à Guarda Pretoriana sediada em Roma e foi aclamado imperador e “...pela derradeira vez, foi Roma cidade imperial.”(pg.476)

Galério Augustus não demorou a reagir, enviando Severo Augustus para combater Maxêncio. Mas este, com apoio de seu pai Maximiniano, conseguiu capturar e assassinar Severo.

Após esta vitória parcial, pai e filho trataram de garantir o apoio de Constantino, realizando o casamento deste com Fausta, filha de Maximiniano e irmã de Maxêncio.

Constantino - Maxêncio
Ao mesmo tempo, Maximiniano proclamou a si mesmo e a Constantino como Augustos, gesto que os colocava contra Maxêncio, que estava em Roma.

Esquecendo-se do fato que os pretorianos haviam aclamado seu filho como Imperador, Maximiniano foi a Roma e “...diante dos legionários reunidos, arrancou a toga imperial dos ombros de Maxêncio.” (pg.476)

Evidentemente foi obrigado a fugir, buscando proteção junto a Constantino. O sistema implantado por Diocleciano estava desmoronando pelas disputas de poder entre velhos e novos Augustus e Césares.

Aparentemente só o próprio Diocleciano poderia por ordem na casa novamente.

Continua...

Perdeu as primeiras partes do texto? Clique aqui.

Para navegar mais por este blog, clique aqui.

Para ler outros textos na seção "A Semana", clique aqui.

Para ir ao nosso site, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário