Total de visualizações de página

quinta-feira, 23 de abril de 2015

EGITO – PESSOAS COMUNS

EGITO – PESSOAS COMUNS

O cidadão comum egípcio vivia em uma sociedade praticamente sem mobilidade. A maioria era muito pobre e vivia para sustentar a nobreza, o clero e a família real.

Os mais pobres viviam em cabanas feitas de junco ou madeira (que seriam semelhantes às casas de taipa que conhecemos hoje), construídas em locais mais elevados para fugir das cheias do Nilo. Nessas casas, com raríssimos móveis, algumas esteiras e instrumentos de cozinha, dividiam o espaço humanos e animais.
Eles plantavam nas terras do Faraó ou dos ricos, caçavam e pescavam, quando possível criavam alguns animais para fornecimento de leite, carne e peles. No período das cheias do Nilo, quando não havia agricultura, os pobres trabalhavam nas obras públicas, construindo pirâmides ou os túmulos do Faraó e outros nobres, templos e palácios.
Eles também construíam diques, canais, reservatórios ou recuperavam os existentes. Conforme os relevos e pinturas de túmulos e templos deixam perceber, os homens vestiam-se apenas com uma saia e as mulheres usavam uma túnica ou vestido. Quase sempre as roupas são representadas na cor branca, o que pode ser compreendido em face do calor.

As crianças egípcias filhas dos camponeses recebiam uma educação rudimentar nos seios de suas famílias. Os garotos aprendiam o comportamento moral e social, as meninas aprendiam as prendas do lar.
Escolas eram muito poucas, geralmente ligadas aos templos e, na prática, apenas os filhos da elite tinham acesso a elas onde a educação era rigorosa e esmerada. Os meninos aprendiam a ler e escrever, história, geografia, matemática, medicina, astronomia, música, etc. As meninas também poderiam aprender a dançar, cantar e tocar instrumentos. Os filhos dos pobres, que não tinham acesso às escolas, aprendiam a profissão de seus pais.

A higiene não era muito grande nas casas das pessoas comuns, já que eram pequenas e divididas entre pessoas e animais, mas a higiene pessoal era considerada importante.

Os egípcios tomavam banho, geralmente no Rio Nilo, os que podiam usavam sabão, raspavam o corpo e perfumavam-se usando óleos aromatizados e pomadas. As mulheres com condições se depilavam, usavam cremes e pomadas para massagear a pele, se maquiavam e pintavam as mãos e os pés.

Crianças andavam nuas e tinham as cabeças raspadas, assim como os sacerdotes. Chegando a adolescência os meninos eram circuncidados. Os adultos usavam os cabelos curtos, assim como as mulheres no início, passando a usar cabelos longos posteriormente. Todos gostavam de usar jóias, a maior parte delas eram amuletos, de modo que os pobres também as usavam, logicamente de material inferior.

Os pobres andavam, em sua maioria, descalços. Quem podia comprar ou fazer, usava sandálias de junco ou papiro e os mais abastados faziam seus calçados de couro.

Os momentos mais importantes da vida do cidadão comum no Egito eram as festividades religiosas. Quando chegava o tempo de homenagear as divindades, os egípcios peregrinavam para os templos dos deuses de sua devoção, participavam das procissões e rituais, segundo sua hierarquia e, em algum momento, poderiam ser agraciados com a visão do Faraó, a divindade vivente, responsável, segundo a crença do povo, pela vida e suas dádivas.

Quem eram estes homens (ou mulheres) que faziam a intermediação entre os seres humanos e os deuses, sendo eles próprios divinos?

No texto inicial de nossa série egípcia tratamos do primeiro Faraó e na próxima semana vamos começar a conhecer mais alguns deles, apenas os mais destacados, para saber quem foram e o que fizeram de tão importante que gravou, de forma inapagável, seus nomes na História.

Continua!


http://www.sohistoria.com.br/ef2/egito/p5.php


Imagem:


http://ancientegypt916.weebly.com/roles-and-responsibilities.html
http://en.wikipedia.org/wiki/History_of_male_circumcision
http://www.history.com/news/history-lists/11-things-you-may-not-know-about-ancient-egypt
http://www.ancientegypt.co.uk/trade/home.html
http://www.historyforkids.org/learn/egypt/art/egyptmusic.htm
http://imgkid.com/ancient-egyptians.shtml
http://primaryhomeworkhelp.co.uk/egypt/farming.htm
http://looklex.com/e.o/egypt.ancient.people.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário