Total de visualizações de página

terça-feira, 14 de abril de 2015

GRANDES FARAÓS – TUTANCAMON

TUTANCAMON – O FARAÓ MENINO
Em 1922, quando Howard Carter introduziu uma vela pelo buraco aberto na última parede que protegia a tumba daquele obscuro faraó, tudo brilhou. E tudo que brilhou era ouro!

Howard Carter abre a capela mortuária de Tutancamon em 1923.
A raríssima descoberta de uma tumba totalmente intacta revelou um tal luxo que não combina com a pouca importância do reinado de um Faraó que morreu jovem e não deixou sua marca na História como fizeram seus antecessores.

Na tumba de Tutancamon quase tudo brilhava. E tudo que brilhava era ouro!
De paternidade controversa, o Faraó menino Tutancaton (assim mesmo, com “T”) chegou ao poder com nove aos de idade e logo restaurou o antigo poder do clero de Amon e dos demais deuses egípcios que seu antecessor, Akhenaton, banira.
Mudou a Capital novamente, transferindo-a de Akhetaton (Amarna) de volta para Tebas, em mais um sinal de prestígio concedido aos sacerdotes. Por fim, no quarto ano de seu reinado, mudou de nome para Tutancamon, que significa “Imagem Viva de Amon”, assumindo de vez o lado dos sacerdotes contra a linha de atuação de seus dois antecessores imediatos.

Há muitos “provavelmente”, “talvez” e “seriam” nos conhecimentos sobre a vida de Tutancamon. O mesmo ocorre com relação à sua morte.
Exames médicos realizados na múmia do faraó em 1968 aventaram a possibilidade dele ter sofrido um acidente ou ter sido assassinado com um golpe na cabeça.
Outros exames, feitos em 2005 descartaram a hipótese de assassinato. Em 2010 a causa da morte foi atribuída à malária em união com uma infecção óssea. Por fim, em 2013, aventou-se a morte por atropelamento!

A reconstituição do rosto de Tutancamon e sua múmia.
O único fato inegável, porém, é que Tutancamon morreu e não deixou herdeiros. Sua esposa, Anchesenamon, tentou se casar com um príncipe hitita que acabou assassinado a caminho do Egito.
A contra-gosto (ou não) ela terminou casada com Ay, antigo funcionário de Akhenaton, que tornou-se Faraó. Poucos meses depois ela própria foi para o túmulo em circunstâncias misteriosas.

Tutancamon e sua esposa Anchesenamon.
Quatro anos depois foi a vez de Ay morrer quando, talvez por acaso, Horemheb, o general, estava de volta de uma guerra. Providencialmente ele assumiu o trono já que a linhagem real estava extinta.
Esta foi a História do Faraó menino que deslumbrou o mundo milênios depois, com sua morte, enquanto sua vida pouco significou para seu povo.

Continua...


Imagens:
http://mundonline.galeon.com/portal/tutank.htm
http://noticiasdearqueologia.blogs.sapo.pt/tag/tutankhamon
http://www.vanialima.blog.br/2012/01/maldicao-de-tutankamon.html
http://ohumanocurioso.blogspot.com.br/2013/04/quem-foi-tutankamon.html
http://jornadasaopassado.blogspot.com.br/2013/08/tutankamon.html
http://www.turismoelcairo.com/wp-content/uploads/2014/05/tuntakam%C3%B3n.jpg
http://guias-viajar.com/madrid/capital/galerias-fotos-exposicion-tutankamon-tumba-tesoros-casa-de-campo/
http://ca.wikipedia.org/wiki/KV62
http://egitoantigohistoria.blogspot.com.br/p/tutankamon-vida.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário