Total de visualizações de página

segunda-feira, 13 de abril de 2015

GRANDES FARAÓS - SNEFRU

SNEFRU/SENEFERU – O CONSTRUTOR

Há divergência quanto ao período em que Snefru (ou Seneferu) governou o Egito. Alguns defendem que foi de 2630 a.C. a 2609 a.C., outros que teria sido de 2613 a.C. a 2589 a.C. e outros, ainda, 2575 a 2551 a.C. conforme a imagem acima.

Seu pai foi o Faraó Huni e sua mãe foi Meresankh I que seria uma concubina ou esposa secundária sem sangue real. Sua principal esposa foi Hetepherés I (sepultada nas imediações da Grande Pirâmide) e com ela Snefru teve seu filho e sucessor, Quéops.

Foi um grande construtor e seu reinado é considerado aquele no qual a arte egípcia atingiu as características que possuiu pelos milênios seguintes. Atribui-se-lhe a construção da Pirâmide de Meidum, da Pirâmide de Darchur, chamada de Vermelha e da Pirâmide Curvada. 



Seu reinado também observou um período de prosperidade econômica que fez com que fosse venerado por muitos séculos posteriores. Ampliou imensamente o comércio externo através de expedições terrestres e fazendo negócios no Mar Mediterrâneo, por meio de sua frota de navios.

Também foi inovador no campo administrativo, onde a tarefa de governo passou a ser dividida com um funcionário qualificado, chamado de Vizir, cujo status era inferior apenas ao do próprio Faraó.

Na área militar realizou pequenas campanhas na Núbia e na Líbia, defendeu o delta do Nilo de invasões asiáticas construindo fortes por toda a região e retomou/protegeu as minas de turquesa da região do Sinai.

O poder deste Faraó e sua imensa riqueza contrastam com os modos simples pelos quais era lembrado e retratado.

Continua...


Imagens:
http://www.historia.templodeapolo.net/governantes_ver.asp?cod_governante=61&value=Snefru&civ=Civiliza%C3%A7%C3%A3o%20Eg%C3%ADpcia&sede=M%C3%AAnfis
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/53/Snefru_hed-seb_festival.jpg
http://pt.wikipedia.org/wiki/Meidum#mediaviewer/File:Meidum_Pyramide.jpg
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pir%C3%A2mide_Vermelha#mediaviewer/File:Egypt.Dashur.RedPyramid.01.jpg
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/eb/Snefru%27s_Bent_Pyramid_in_Dahshur.jpg
http://6thegyptgroup1.wikispaces.com/file/view/Sneferu_mummy.jpg/192161874/184x300/Sneferu_mummy.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário