Total de visualizações de página

sexta-feira, 3 de março de 2017

A HISTÓRIA DO DIA DA MULHER


DIA INTERNACIONAL DA MULHER – A HISTÓRIA
Assim como em todas as lutas sociais, o Dia Internacional da Mulher foi uma conquista paulatina, que avançou através da força de mobilizações pela busca de direitos básicos dentro da sociedade após muita controvérsia.
Há, por exemplo, dois incêndios e muitas mortes na suposta escolha desta data, 08 de março, como o Dia Internacional da Mulher, um deles falso, o outro verdadeiro e nenhum deles a real origem.
Em 08/03/1857, na cidade de New York, um grupo de trabalhadoras ocupou a fábrica onde trabalhavam 16hs por dia recebendo 1/3 do salário dos homens. O protesto pedia a redução da jornada quase escravocrata. O dono da fábrica, então, teria ordenado que esta fosse trancada e incendiada com as trabalhadoras dentro, ocasionando a morte de 130 delas.1 Este relato é um mito.
O incêndio verdadeiro ocorreu em 25/03/1911, na mesma New York, na fábrica têxtil de nome Triangle Shirtwaist Company e “...vitimou 146 pessoas, sendo 125 mulheres e 21 homens.2. A fábrica estava trancada com os empregados dentro, mas não havia manifestação no momento e o incêndio não foi proposital.
O incêndio da Triangle.
A luta das mulheres por um tratamento menos desumano ocorria desde o século anterior e já em maio de 1908 um dia dedicado a elas foi celebrado nos EUA. Em 28/02/1909 uma grande mobilização grevista parou cerca de 500 fábricas no Dia da Mulher, organizado pelo Partido Socialista da América.
No ano seguinte foi realizada, em Copenhagen – Dinamarca, a II Conferência Internacional de Mulheres Socialistas, no contexto da Segunda Internacional Socialista e lá decidiu-se, por meio da proposta apresentada por Clara Zetkin, instituir uma data anual com “,...objetivo era honrar as lutas femininas e, assim, obter suporte para instituir o sufrágio universal em diversas nações.3 A data escolhida foi o dia 19 de março, que chegou a ser celebrado no ano seguinte em alguns países.
Clara Zetkin e Alexandra Kollontai
A data 08 de março, porém, só teve seu momento histórico sete anos depois, durante a I Guerra Mundial, quando um grupo de mulheres da Rússia organizou um protesto contra a participação do país no conflito, contra o Csar Nicolau II e contra as péssimas condições de vida em geral.
Esse acontecimento levou à Revolução de Fevereiro e à abdicação de Nicolau II, pois as tropas do governo passaram a se recusar a reprimir as manifestações. Assim, foram as mulheres que deram o impulso definitivo que girou a roda da História na Rússia Csarista.
Alexandra Kollontai propôs, e Lenin aceitou, oficializar a data após a Revolução de modo que ela tornou-se oficial em vários países da esfera de influência da URSS.
No ocidente, embora tenham ocorrido celebrações na década de 20, a data foi pouco lembrada até ser resgatada pelo movimento feminista dos anos 60. Mas foi somente em 1975 que celebrou-se o Ano Internacional da Mulher e, a partir de então, o Dia Internacional da Mulher em 08 de março.4
O Reino de Clio parabeniza a todas as mulheres nesta sua data de muitas lutas, importantes conquistas e muita, muita História!
1http://www.portaldafamilia.org/datas/diadamulher/origem8demarco.shtml
2http://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-da-mulher.htm
3https://novaescola.org.br/conteudo/301/por-que-8-de-marco-e-o-dia-internacional-da-mulher
4http://www.un.org/en/events/womensday/history.shtml
Compre nosso livro CAMINHOS DO IMPERADOR - D. Pedro II em Sergipe clicando aqui.
Para ler outras mini-séries do Reino de Clio, clique aqui.
Para acompanhar nossa série sobre o Egito Antigo, clique aqui.
Para conhecer nossa seção de História Geral, clique aqui.
Para conhecer nossa seção de História do Brasil, clique aqui.
Para fazer visitas virtuais a alguns dos mais importantes museus do país, clique aqui.
Para conhecer a Revista Reino de Clio, clique aqui.
Conheça e curta nossa página no Facebook, clicando aqui.




Fontes e Imagens:
http://www.un.org/en/events/womensday/history.shtml
http://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-da-mulher.htm
https://novaescola.org.br/conteudo/301/por-que-8-de-marco-e-o-dia-internacional-da-mulher
https://pt.wikipedia.org/wiki/Inc%C3%AAndio_na_f%C3%A1brica_da_Triangle_Shirtwaist
https://pt.wikipedia.org/wiki/Alexandra_Kollontai
https://pt.wikipedia.org/wiki/Clara_Zetkin
https://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o_de_Fevereiro
https://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_Internacional_da_Mulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário